sexta-feira, 23 de agosto de 2013


Universidade Federal de Roraima
Centro de Educação
Departamento de Pedagogia
Disciplina: Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação
Professora: Teresa Kátia Alves de Albuquerque
                            Componentes: FABRÍCIO C. SANTOS, LUCYLY PEREIRA, LEANDRO N. VIEIRA, YASMINE FABIANE NOBRE
  TERESA KÁTIA ALVES DE ALBUQUERQUE, Nilza Pereira e Helena da Silva.
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFRR
Introdução
 
A TV Escola está localizada na Av. Santos Dumont, sem número, bairro São Francisco, Boa Vista. Atualmente identificamos que o Projeto está migrando para Web, porém o programa ainda atende toda a comunidade docente oferecendo vídeos de ótima qualidade, basta ir ao local.
O Projeto TV ESCOLA durante anos serviu como único meio para oferecer ferramentas audiovisuais didáticas, para muitos professores, principalmente para os que atual em áreas de difícil acesso como regiões ribeirinhas, de atualização e atualização de suas didáticas. Esse projeto estimulou e incentivou a comunidade escolar a pesquisar, estudar, criar projetos pedagógicos modernos. O maior desafio atualmente desse projeto é oferecer meios e disputar espaço com outras ferramentas de comunicação e transmissão de conhecimento, como por exemplo a internet. 
 
Relatório

Projeto TV ESCOLA

Conhecida como o canal da educação, a TV Escola, é um canal ligado ao ministério da educação, portanto público, destinado principalmente a docentes, estudantes e aos interessados em geral. A TV Escola é uma ferramenta pedagógica do professor, uma política educacional do MEC para subsidiar o professor na sua didática. “A TV Escola é um canal para quem se interessa e se preocupa com a  educação ou simplesmente quer aprender.” (Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=category&id=94&Itemid=97. Acesso em : 12 de Ago. 2013 )
A TV Escola é um sistema de comunicação baseada na televisão e distribuída também na internet. Na televisão, ela é distribuída por satélite aberto, analógico e digital, para todo o território nacional, atingindo 15 a 20 milhões de antenas parabólicas. Além da distribuição por satélite aberto, a TV é distribuída pelas operadoras de TV por assinatura. (Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=251:distribuicao&catid=94:sobre-a-tv-escola&Itemid=97. Acesso em: 12 de Ago. de 2013)
A TV ESCOLA esta presente em todo o território nacional, através do sinal analógico e digital enviado via Satélite.
 
O conteúdo da TV Escola é o mesmo das disciplinas ensinadas nas escolas: é o conhecimento da Língua Portuguesa, da Matemática, das ciências da natureza: Física, Química e Biologia; das ciências humanas: História, Geografia, Sociologia, Filosofia. Este conhecimento é detalhado e organizado pelas diretrizes curriculares da educação brasileira. Todos os assuntos relacionados com a escola e a educação também são objeto de interesse do canal: o ensino e a aprendizagem, a didática, a pedagogia, a realidade da educação brasileira e mundial, a gestão da escola, as melhores práticas da educação, dentro e fora, da escola e do ensino formal. Todo o universo que envolve a educação é tema da TV Escola. (Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=252:linha-editorial&catid=94:sobre-a-tv-escola&Itemid=97. Acesso em: 12 de Ago. de 2013)
A criação da TV Escola que é um canal via satélite com transmissão analógica, digital ou em DVD de programas dirigidos as escolas públicas brasileiras de ensino básico. Possibilitou a dinamização das atividades de sala-de-aula e também possibilita a aproximação da escola com a comunidade, especialmente a partir da programação da faixa Escola Aberta.
Em visita a TV Escola, em Boa Vista, encontramos uma realidade diferente da vivida na versão WEB. O projeto esta passando por dificuldades devido a redução de sua utilização. Com o avanço do acesso a INTERNET, e a facilidade que se tem do acesso do acervo via WEB, tem se diminuindo o número de professores que procuram a TV Escola em Boa Vista, para consultar seus acervos. Ainda são gravados os programas, mas em fitas VHS, e como muitos alunos ou professores já não dispõem de aparelhos de Videocassete em casa. Não nos foi explicado porque ainda se utiliza esse sistema de gravação dos programas.
A escola dispõe de uma Videoteca com vários títulos de vídeos que vão de documentários, filmes nacionais ha desenhos produzidos pela TV Escola Nacional. Tem uma sala destinada para esse projeto com duas assistentes para atender os professores, com salas equipadas com aparelhos de Dvd”se Videocassete além do material impresso. O horário de acesso do público, é o horário comercial. Aos interessados é permitido a gravação em fitas VHS. O projeto TV Escola esta presente em todo o Estado via sinal parabólico e Web. Mas atualmente a capacitação dos professores está sendo realizada por somente uma professor, que se desloca para a escola que será atendida e lá passa por um periodo até a finalização da capacitação. O que tem demorado atender todas as escola da rede Estadual, tanto da capital quanto do interior. Os programas da TV Escola, constituem um recurso valioso para a formação contínua dos docentes, para o planejamento e a prática das aulas, bem como para apoio a atividades de recuperação e aceleração. Sendo capaz de aperfeiçoar e capacitar, professores e alunos da rede pública de Educação Básica.
Atualmente o Site da TV Escola tem atendido as necessidades de muitos professores e também dos alunos. Seus vídeos estão disponíveis na Internet, para todos terem acesso. O professor não precisa mais se deslocar para a onde se localiza a TV Escola, para ter acesso. Basta acessar o site da TV Escola, ou do ministério da Educação e lá ele pode se cadastrar e ter acesso a todo o conteúdo de TV, só que na TV, a programação é inédita, no site o professor terá que esperar que o material seja disponível, mas também no site o professor tem acesso ao conteúdo digital das apostilas, ele pode baixar os vídeos e materiais e utilizar nas aulas como instrumentos de auxilio.
O projeto também incentiva a formação de novos produtores de tv na comunidade. A série de 15 interprogramas que apresenta projetos feitos por alunos da educação básica, de diversas regiões do Brasil, expostos durante a nona edição da FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, na USP. Os 15 interprogramas, veiculados nos intervalos da programação da TV Escola, mostram os autores de cada projeto e suas respectivas invenções
 

Considerações Finais
 
Em nossas observações sobre a TV escola em Roraima podemos identificar que a mesma apesar de estar em funcionamento e ativa, encontra-se com graves problemas. O primeiro destes é a estrutura física. O programa não conta com um prédio próprio e a sala em que este, esta abrigado, é precária, com infiltrações, falta de espaço, falta de material e de recursos humanos.
Além disso, podemos obsevar que o material existente é pouco e precisa ser atualizado, é necessário que tenham mais pessoas qualificadas para trabalhar com esse projeto. Já que nos dias de hoje são poucos os funcionário e voluntário aptos a participar.
Notamos também uma certa falta de interesse de gestores e professores das escolas de Boa Vista em aderir, ou dar uma continuidade do programa em sua escola, deixando de lado essa ferramenta riquíssima e de fundamental importância no aperfeiçoamento dos docentes e um grande auxilio na sua pratica pedagógica.
Não sabemos até quando ira resistir esse projeto, mas sua transição para a WEB é clara e evidente. O sinal digital pode melhorar sua interação com público e com isso mudar o jeito com que a programação da TV ESCOLA é utilizada pela comunidade escolar.







Referências
Ministério da Educação. TV ESCOLA. Disponível em:<http://tvescola.mec.gov.br/>
Acesso em: 12 ago. 2013.
 

Um comentário:

  1. Olá Yasmine,
    Parabéns pela postagem do Relatório!!
    Abraços,
    Profa. MSc. Teresa Kátia

    ResponderExcluir